Sobre o blog

Músicas, Livros, Cursos, Atendimentos, Budismo e Nova Espiritualidade. Blog de Paulo Stekel com todas as novidades do seu trabalho como músico, escritor, instrutor e pesquisador da Espiritualidade Universal. Confira os livros disponíveis, seus álbuns musicais já lançados, a lista de cursos à disposição e os atendimentos. ***** Contato: pstekel@gmail.com ***** © 2014 Paulo Stekel – todos os direitos reservados - all rights reserved

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

[Reflexão] Sobre agradar os outros em detrimento de si


Esta reflexão nasceu espontaneamente após observar a angústia de algumas pessoas sobre o assunto...

Na verdade, agradar os outros simplesmente porque eles assim o querem é uma forma de auto-anulação, e isso não conduz ninguém à felicidade, nem o dominado, nem o que domina, pois a relação entre ambos é "viciada", não natural, nem espontânea.

Estamos todos no mesmo barco neste mundo, e o mínimo a fazer seria vivermos de modo sensato, cooperativo, criativo e livre, sem cercear os demais de nenhuma forma que privasse o outro da manifestação de suas potencialidades. Sempre há alguém com mais problemas que nós e, se assim pensássemos, não jogaríamos o peso de nossa infelicidade sobre ombros alheios. Faríamos, pelo contrário, todo o possível para mudar a nós mesmos, não o outro.

Realmente, sentir pena não é uma boa escolha, mas sentir compaixão, sim. Ela é o desejo sincero de um ser humano desejando que o outro vença o sofrimento, mas sem se anular neste outro nem fazer as suas vontades e os seus caprichos.

Isso não é "ser chato", mas ser alguém com consciência de seu lugar no mundo, de sua tarefa na sociedade e, principalmente, de ser alguém que SABE que o que busca é a Felicidade, esteja onde estiver.

Paulo Stekel (Pema Dorje)

_/\_ Sarva mangalam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário