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terça-feira, 30 de junho de 2015

[CAMINHOS DO DHARMA 04] O Dharma Atemporal



"Em seus últimos ensinamentos, Buda disse que seus discípulos não deveriam apenas crer em algo porque ele ou qualquer outro mestre lhes tenha dito. Eles deveriam testar, experimentar e confirmar os ensinamentos. Se não confirmassem, deveriam contestar. Claro que uma contestação significa um embasamento firme, uma verdadeira tese no Dharma, e não um simples “achismo”. Creio que, assim, as escolas foram nascendo ao longo da história do Budismo. Buda ainda deixou em aberto para que os discípulos futuros mudassem as regras de comportamento (consignadas no Vinaya Pitaka, uma das três partes do Cânone do Budismo Convencional em Páli) como melhor lhes conviesse. Se achassem algumas muito pesadas, poderiam abandoná-las. Se achassem outras muito brandas, poderiam criar outras mais adequadas. Afinal, as regras não são o Dharma, mas um meio hábil de chegar a ele. E, estes meios podem funcionar bem num contexto e época, e não em outras situações. A prova disso é que há escolas que recomendam o monasticismo, outras o laicismo; umas o vegetarianismo, outras não; umas o celibato de monges, outras os permitem casar-se. Umas dão mais ênfase à autoridade dos monges, outras são escolas essencialmente leigas; umas propõem iniciações, outras não. Fica claro, então, que o Dharma está acima disto tudo, e as formas são meios para perscrutá-lo. Dharma é, portanto, um conceito atemporal e superior a regras de convivência, que são temporais."

[Trecho do livro "Caminhos do Dharma", de Pema Dorje/Paulo Stekel, a ser lançado em breve]

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