Sobre o blog

Músicas, Livros, Cursos, Atendimentos, Budismo e Nova Espiritualidade. Blog de Paulo Stekel com todas as novidades do seu trabalho como músico, escritor, instrutor e pesquisador da Espiritualidade Universal. Confira os livros disponíveis, seus álbuns musicais já lançados, a lista de cursos à disposição e os atendimentos. ***** Contato: pstekel@gmail.com ***** © 2014 Paulo Stekel – todos os direitos reservados - all rights reserved

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

[CAMINHOS DO DHARMA 09] Budismo é Religião?


"Na verdade, a parte do Budismo que, em geral, se considera algo como "religião", eu penso, é o Dharma Relativo. Mas, o que nós buscamos com a prática, no final, é o Dharma Absoluto, que, de maneira alguma, pode ser considerado religião, já que está além da dualidade, do sofrimento e do Eu. É meu pensamento."

[Trecho do livro "Caminhos do Dharma", de Pema Dorje/Paulo Stekel, a ser lançado em breve]

2 comentários:

  1. Paulo: mais uma vez você surpreende de forma positiva e esclarecedora com um minúsculo texto de sua inteligência analítica.

    Respondendo sobre a pergunta do título: "Budismo é religião?" como sou iniciante tanto na prática como no estudo, para mim é uma religião no sentido que há Templos, Monges, discípulos, doutrina... mas tenho notado que algumas pessoas, quando comentam o fato de estarem SEGUINDO o budismo dizerem que "budismo é filosofia" - mas não os estou criticando. Abraço forte, desde Lins, SP.

    ResponderExcluir
  2. Sim, neste aspecto, o Budismo é religião, pois tem templos, rituais e regras. São os meios hábeis para se praticar o Dharma Relativo, aspirando chegar ao Dharma Absoluto, só encontrado no Despertar Definitivo. Abraço! _/\_

    ResponderExcluir